10 Mandamentos do CICLOTURISTA
- Sem capacete não se sai. Uma lesão facilmente evitável pode estragar a saída a todos os companheiros.
- Somos um grupo. Nenhum cicloturista ficará sozinho, esperaremos se fizer falta nos cruzamentos, nas avarias mecânicas e físicas. Ninguém está isento de um mau dia, trataremos o colega cicloturista como queremos ser tratados.
- Todos os que quiserem voltar para trás durante o percurso avisarão os restantes companheiros, assim não se perde tempo na procura ou espera de alguém.
- As tarefas mecânicas da bicicleta prévias à saída, devem, tal como o pequeno-almoço, vir prontas de casa. Não devemos fazer esperar os restantes companheiros.
- Somos um grupo de amigos e companheiros de saídas. Isso significa ajudar e partilhar conhecimentos em caso de avaria, no entanto esperamos que cada cicloturista seja o mais autónomo possível, levando ferramentas e acessórios lógicos e necessários em qualquer saída ao campo.
- Não se espera por ninguém. A hora de saída é a hora de saída, não de chegada para preparar as bicicletas e etc...
- Não devemos deixar sinais negativos da nossa passagem pelo campo. Na volta depositaremos os nossos desperdícios no primeiro contentor que encontremos. Ser cicloturista significa ser respeitador para com o ambiente que nos rodeia.
- Os possíveis obstáculos (portões ou qualquer tipo de passagem fechada) que encontremos, serão abertos pelo primeiro do grupo e fechados pelo último.
- Como regra geral, avisaremos de qualquer obstáculo que possa por em perigo a integridade física do grupo, exigimos portanto, concentração durante a saída, evitaremos acidentes.
- Isto são regras de cumprimento obrigatório e em constante melhoria, de qualquer modo convém não esquecer que saímos para o campo com o objectivo de desfrutar em companhia dos amigos.